O DESAFIO DO PENSAR SOBRE O PENSAR 6º ANO 19º EDICAO - 9788580370614
Referência:
397082
Na compra desse produto ganhe
39PontosConcorde
ISBN: 9788580370614
Em continuidade às reflexões feitas nos anos anteriores, com esse livro, os alunos começam a pensar sobre o pensar, sobre o uso da razão, o fazer relações. Os adolescentes são convidados a entrar no mundo das ideias e teorias de filósofos clássicos sobre a teoria do conhecimento. Ao estudar os conteúdos básicos dessa teoria, os alunos ganham base filosófica e levantam discussões de sala de aula e da própria vida.
O homem é, por essência, um animal simbólico. Toda estrutura de conhecimento, de descoberta e de relacionamento se dá por meio dos signos. Nossa tentativa de adquirir novos conhecimentos é sustentada pela prática mental de relacionar signos. Platão dizia que linguagem é um Pharmakon, palavra que possui três significados: remédio, veneno e cosmético. A palavra pode ser um remédio quando consolamos uma pessoa; pode ser veneno quando por ela difamamos alguém ou semeamos discórdia; pode, ainda, ser um cosmético quando a utilizamos para elogiar ou na poesia, que pode mudar uma realidade, fazendo com que ela seja até mais bela do que realmente é.
Habilidade de Raciocínio/Habilidades de Investigação
ENTENDER o processo de conhecimento de se e dos outros, através da pesquisa e do diálogo filosófico.
COMPREENDER a importância, utilidade e aplicabilidade no dia a dia de se conhecer e saber como funciona seu pensamento.
CONHECER o funcionamento do nosso pensar para agir melhor, tanto pessoal como socialmente.
PERCEBER que toda ação pensada é a soma de um conjunto de farores culturais, genéticos, sociais e históricos. DESCOBRIR através da pesquisa a influência do pensamento dos filósofos nas nossa atitudes e na história da humanidade. - 9788580370614
Em continuidade às reflexões feitas nos anos anteriores, com esse livro, os alunos começam a pensar sobre o pensar, sobre o uso da razão, o fazer relações. Os adolescentes são convidados a entrar no mundo das ideias e teorias de filósofos clássicos sobre a teoria do conhecimento. Ao estudar os conteúdos básicos dessa teoria, os alunos ganham base filosófica e levantam discussões de sala de aula e da própria vida.
O homem é, por essência, um animal simbólico. Toda estrutura de conhecimento, de descoberta e de relacionamento se dá por meio dos signos. Nossa tentativa de adquirir novos conhecimentos é sustentada pela prática mental de relacionar signos. Platão dizia que linguagem é um Pharmakon, palavra que possui três significados: remédio, veneno e cosmético. A palavra pode ser um remédio quando consolamos uma pessoa; pode ser veneno quando por ela difamamos alguém ou semeamos discórdia; pode, ainda, ser um cosmético quando a utilizamos para elogiar ou na poesia, que pode mudar uma realidade, fazendo com que ela seja até mais bela do que realmente é.
Habilidade de Raciocínio/Habilidades de Investigação
ENTENDER o processo de conhecimento de se e dos outros, através da pesquisa e do diálogo filosófico.
COMPREENDER a importância, utilidade e aplicabilidade no dia a dia de se conhecer e saber como funciona seu pensamento.
CONHECER o funcionamento do nosso pensar para agir melhor, tanto pessoal como socialmente.
PERCEBER que toda ação pensada é a soma de um conjunto de farores culturais, genéticos, sociais e históricos. DESCOBRIR através da pesquisa a influência do pensamento dos filósofos nas nossa atitudes e na história da humanidade. - 9788580370614